Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Guardando coisas



Sexta-feira, 22.07.11

Não pises a relva

Não pises a relva!

 

Agarrado aquele gradeamento encimado por fileiras de arame farpado ferrugento, que não me custa comparar a imagens de guerras que não queremos ver repetidas, revi interiormente episódios de quando tinha a idade da minha filha que esperava ver sair da escola  da Qtª Nova da Telha para ir almoçar .

“:-Meu rapaz, então foste apanhado aqui pelo srº continuo a pisar a relva. Porquê?”inquiriu-me então o velho director da escola secundária de Moura, drº Fragoso de Lima.

Tímida e respeitosamente ensaiei a desculpa que até era meio verdadeira:

-Mas srº director eu tinha pressa , a escada estava cheia de malta e ali não há relva, são só chorões ,e eu passei pelo carreiro que há junto á escada. Não pisei nada.

A autoridade que já conhecia de outras vezes em que fora castigado em 10 tostões por cada folha de arvore arrancada ou por jogar ping pong com os tacos do chão a fazer de raquetes voltou a exercer-se sobre mim:

-Não interessa, aquilo não é escada, é relva, não é por ali que se passa, levas um dia de castigo.

E levei. Mas a minha filha e as centenas de colegas não podem levar castigos destes.
A escola não tem relva, não tem chorões, quase não tem arvores a que possam arrancar a folhas ainda que indevidamente. A escola dela tem ervas, muitas ervas , de uma altura que escondem os parcos espaços onde podiam conviver e divertir-se saudavelmente nos intervalos das aulas.

Não paga multas a minha filha , nem os colegas, por pisarem a relva, mas os pátios são mais feios ,desagradáveis á vista, certamente menos saudáveis e muito pouco propícios à criação de um bem estar que os alunos deveriam sentir quando estão no estabelecimento escolar.

E nós pais que descontamos tanto, e que pagamos tanto pelo ensino que constitucionalmente devia ser  tendencialmente gratuito, enquanto pensamos como podem os ministérios da educação ter assim os seus edificios chegamos até a ter saudades dos chorões que nos proibiam de pisar.

Barreiro,7 de Maio de 2011                                                                 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por guerrilheiro às 08:09



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Julho 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Posts mais comentados