Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Guardando coisas



Terça-feira, 18.12.12

Inglaterra desconhecida

De repente as noticias do que se passa em Londres e noutras cidades inglesas invadem o nosso quotidiano e obrigam a que nos questionemos sobre as razões que permitiram que estes tristes episódios acontecessem.
Assistimos a variadíssimas tentativas de explicar o que parece inexplicável: que foi a redução nas verbas e nos efectivos da policia; que é o desemprego; que foi o corte nos centros de juventude , que é um protesto contra o aumento dos impostos, que é porque os jovens não terem nada que fazer potenciado pela altura de férias, que é por causa das redes sociais e dos jovens usarem blackberrys e por tantas outras razões como aqueles que procuram analisá-las.
Será por tudo isso mas, para mim a interrogação é diferente e talvez mais preocupante que as restantes e é a mesma que fazemos quando analisamos qualquer guerra e os actos de barbárie que nelas são registados: como podem ser humanos e a viver em países ditos civilizados cometer tais actos?
Como podem cidadãos de um pais com um nivel educacional muito superior ao nosso e com um nível de protecção social também superior ao português, que se gaba da sua superior organização e de que a sua policia nem precisa de usar armas de repente virarem ladrões, incendiários, vandalos e criminosos bem organizados?
Como podem em tal sociedade existirem famílias inteiras que não educaram os filhos e que assistem á sua chegada com artigos que não poderiam adquirir sem ser através de actuação criminosa? Não sabem que os seus filhos são vandalos, ladrões ou até mesmo assassinos e não fazem nem dizem nada?
Tentado a perder a esperança na qualidade do ser humano especialmente quando protegido pelo grupo, gang ou matilha eis que uma idosa negra nos devolve a esperança chamando a atenção, dando lições de civilidade e fazendo-se respeitar por muitos daqueles que na da respeitaram até então.
Aquela Senhora afinal faz-nos acreditar que a esperança é possível.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por guerrilheiro às 09:20



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Posts mais comentados